segunda-feira, 16 de abril de 2018

IEEP festeja 147 anos com anúncio de reforma do prédio histórico

Uma das escolas mais antigas do país, fundada no dia 13 de abril de 1871, o Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) completou 147 anos, nesta sexta-feira (13), com uma programação cultural, incluindo palestras, música, gincana solidária e apresentação da Banda da Marinha do Brasil.

Durante a cerimônia de abertura da celebração,  que contou com a presença de alunos e professores, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou o projeto de revitalização da escola. 

Cerca de mil alunos do ensino médio regular e tecnológico estão matriculados atualmente no IEEP. Entre eles, a estudante Mel Gabriele de Araújo, aluna do 2º do Ensino Médio, que veio de do município Brasil Novo, para se preparar para o vestibular. "Na minha cidade não havia tanta estrutura e quando cheguei aqui fiquei encantada. Aqui encontrei o suporte educacional que preciso para me preparar para o vestibular. Quero fazer Medicina no próximo ano", comenta.



Histórias entrelaçadas
Localizada em uma das esquinas mais visíveis do centro de Belém (Rua Gama Abreu  com Avenida Serzedelo Corrêa),  a tradicional escola funciona em um prédio igualmente histórico, que foi sede do Jornal A Província do Pará, de propriedade do intendente de Belém, Antônio Lemos,  incendiado  em 29 de gosto de 1912 durante episódio da luta política entre o intendente  e Lauro Sodré.

O acontecimento  presente na memória da cidade atravessa a história da própria escola. E se entrelaça na trajetória de alunos e professores  – um deles, Dionísio Hage, pai da atual Secretária  de Educação, Ana Claudia Hage:  "Meu pai foi diretor da escola durante dez anos e minha mãe foi aluna. Para mim, a escola era  uma verdadeira extensão da minha família. É impossível não me emocionar quando venho até aqui". Além de professor e diretor do então IEP, Dionísio foi secretário de Educação durante o segundo governo  de Alacid Nunes, tendo deixado o cargo quando se elegeu deputado federal pelo PMDB em 1982.

Inaugurado na gestão do governador Joaquim Machado Portela, presidente da província do Grão Pará, o IEP  foi a primeira Escola Normal do Estado, destinada à formação de professoras. É o segundo colégio mais antigo do estado do Pará, atrás apenas  da Escola  Estadual Paes de Carvalho, fundada em 1841.

A conquista da profissionalização iniciada com a escola normal significou um importante avanço da educação pública no Pará.  No final de janeiro de 1947, a escola passou a ser chamada de  Instituto de Educação do Pará (IEP). A sigla atual (IEEP) incorporou  “E” de Estadual, mas parece que isso não tem muita importância:  no ideário popular,  a escola chama-se mesmo  IEP, de onde saíram centenas de professoras que se tornaram mais tarde pedagogas.  


Prédio histórico será revitalizado
O IEEP é constituído por três prédios: um tombado pelo patrimônio histórico, em estilo neoclássico inglês e art nouveau francês, o outro administrativo, funcionando na parte superior o ginásio de esportes e mais um anexo. 
De acordo com o anúncio da Secretária Ana Claudia, na festa do aniversário, o prédio do  IEEP vai ser revitalizado. A Seduc já concluiu o levantamento  da engenharia necessária à reforma dos telhados, rede elétrica e piso. O projeto vai ser elaborado para quantificar a valor obra, e posteriormente será submetido à aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), considerando-se o fato do edifício ser tombado como patrimônio histórico.


Reportagem: Camila Barros
Fotos: Ray Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário